Pinhaense de nove anos é revelação do triatlo no Brasil

18 jul, 2022

Lavínia Gomes dos Santos já coleciona medalhas e troféus, seja na mountain bike ou no triatlo; família que mora no Weissópolis visitou a prefeita Rosa Maria nesta quinta (14)

A pequena e inspiradora Lavínia Gomes dos Santos, de nove anos de idade, esteve nesta quinta-feira (14), com sua família, na sede da Prefeitura de Pinhais. A menina, moradora do Weissópolis, tem se destacado em competições importantes de triatlo e mountain bike. Acompanhada dos pais e da irmã mais nova, ela contou um pouco dos seus feitos durante a visita à prefeita Rosa Maria.

Trazendo uma caixa pesada, recheada de troféus e medalhas, Alexandre Cordeiro dos Santos, pai da atleta, disse ter trazido uma seleção dos prêmios conquistados pela filha. Lavínia começou a pedalar em competições aos seis anos, ao lado do pai e, em pouco tempo, já disputou provas de alto nível. Foi a 1ª colocada no duathlon, categoria de oito a dez anos, na última edição do Triathlon Olímpico de Caiobá, em Matinhos-PR, realizado no último dia 10 de julho. Antes disso, já tinha ficado em oitavo lugar no Campeonato Brasileiro de Triatlhon em novembro do ano passado, quando, pela primeira vez, participou da prova nacional, com trecho de natação no mar.

Lavínia lembrou do momento vivido durante o Brasileiro de Triatlhon, também ocorrido na praia de Matinhos. “Eu nunca tinha nadado no mar, teve uma hora que eu fui para debaixo da bóia, que tinha a metade dessa mesa [apontou para a mesa de reunião], depois consegui voltar, sempre tem várias pessoas ajudando, os adultos cuidam das crianças. Quando terminei a prova, senti cansaço e felicidade, fiquei emocionada”, relatou.

A mãe, Paula Rodrigues Gomes, também recorda com carinho desse dia. “Foi uma mistura de emoções… de alegria de ver ela fazendo, porque era a primeira vez nadando no mar, tinha aprendido a nadar há pouco tempo, e de nervosismo, porque como mãe, ver ela pequenininha lá no meio do mar… mas quando ela saiu, quando ela cumpriu a prova, foi muito emocionante. Nós ficamos muito contentes, ela ficou em oitavo, mas para nós com gostinho de primeiro, porque, nossa, foi muito bom!”, suspirou.

Lavínia pratica o esporte no projeto social escolinha Formando Campeões, idealizado pelo ex-atleta olímpico Juraci Moreira, que tem um de seus núcleos em Curitiba. Incentivo que começou cedo e “dentro de casa”. A prefeita Rosa Maria enalteceu esse apoio irrestrito da família. “Outras crianças poderão ser como a Lavínia, uma influenciadora positiva. Quando a família cuida e o Estado apoia, o céu é o limite. Só o poder público fazendo, não dá conta, existe uma contribuição muito grande da família que se não houver, não funciona. O maior esforço é dela, porque a coragem, a disposição é dela, mas precisa ter todo um ambiente. E esse ambiente é favorável e a gente fica bem feliz”, comentou.

A pequena grande atleta segue competindo e levando a bandeira de Pinhais cada vez mais alto. Atualmente, disputa com o pai o Campeonato Metropolitano de Mountain Bike, onde a dupla está em segundo lugar na classificação geral. Em novembro, tem mais uma edição do Brasileiro de Triathlon. Mas independente dos resultados, o esporte já tem gerado frutos. “Acredito que o esporte para as crianças é muito importante. A Lavínia mudou muito na escola, depois que começou o triatlo. A questão da disciplina… melhorou as notas, porque o esporte ajuda na concentração, e isso tem melhorado a vida escolar dela”, destacou.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba as notícias em primeira mão no seu e-mail

%d blogueiros gostam disto: