No próximo dia 20 de março Pinhais completa 21 anos de emancipação política e quer festejar com você! Afinal, são muitos os motivos para se comemorar o aniversário de uma cidade que só cresce e que tem se transformado muito nos últimos anos, elevando-se e destacando-se a nível estadual e nacional. Por isso, neste ano, a Prefeitura Municipal um calendário muito especial de atividades voltadas à comunidade que, iniciadas nesta quarta-feira (20), marcarão esse período de celebrações e movimentarão moradores e visitantes.

Entre as atrações previstas estão, portanto, inaugurações, iniciativas voltadas à cultura, esporte e lazer, shows musicais, religiosos e locais, casamento comunitário, Justiça no Bairro, Sesc Cidadão e Feira de Serviços, entre outras. “Preparamos um calendário bastante abrangente com atrativos diversificados de modo a trazer as pessoas para essa grande festa em comemoração aos 21 anos da cidade”, destaca o prefeito Luizão Goulart. “Tudo muito bem organizado e sem custos, afinal, queremos que os moradores celebrem esse importante momento que a cidade vive, e sem qualquer tipo de aborrecimento”.

Segundo a organização do evento, o calendário festivo vai até o dia 20 de março, data exata da emancipação política do município. Ao todo, 12 eventos serão promovidos e disponibilizados à população em diferentes pontos da cidade. Confira!

Hoje

Será entregue, nesta quarta-feira (20), às 15h30, a ampliação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD) do município. O espaço fica no bairro Maria Antonieta e teve a sua área interna aumentada, chegando agora a cerca de 350 metros quadrados – cerca de 200 metros quadrados a mais que a estrutura antiga. Além disso, também foi construída no local uma quadra esportiva que será destinada à complementação do tratamento das pessoas atendidas.

O novo prédio do Caps-ad representa um investimento de quase 400 mil reais em um serviço voltado exclusivamente ao tratamento de pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso e dependência de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e suas comorbidades. Entre as atividades desenvolvidas no local estão vários tipos e extensões de atendimentos, individuais e em grupo, ações comunitárias e a organização de visitas domiciliares. Atualmente, o público atendido no local inclui adultos e adolescentes (a partir de 12 anos), de ambos os sexos. O Caps-ad está localizado na rua Antônio Andrade, nº 153, bairro Maria Antonieta – ao lado do colégio estadual Luarlindo dos Reis Borges.

Shows Musicais

Como sempre, os shows musicais farão parte das comemorações oficiais do aniversário do município. As apresentações pretendem contemplar públicos e estilos variados. Para começar, a cidade será palco de performances talentosas como a da banda Denorex 80 e dos grupos locais Conexão Rural, Seu Bódon e Amitaba, e também da cantora Marah Souza, que se apresentam no dia 3 de março, às 17 horas.

Além disso, também desembarcarão em Pinhais para a festa artistas de sucesso nacional como o cantor Toni Garrido, da banda Cidade Negra, Leo Maia, filho de Tim Maia, Willie, primeiro vocalista da banda Rádio Táxi, Kiko Zambianchi e Nasi, ex-Ira. Isso tudo no dia 10 de março, às 19 horas.

Para a comunidade evangélica, a festa fica por conta do cantor David Quinlan, no dia 16 de março, às 17 horas. Os ajustes para a realização do show católico estão em estágio final e as atrações devem ser anunciadas até o final desta semana.

Todas as apresentações musicais serão realizadas no Bosque Municipal de Pinhais, que fica na rua 24 de Maio, na região Central.

Esporte, Cultura e Lazer

Esporte, cultura e lazer não podem faltar para a comunidade. O tradicional Passeio Ciclístico, que a cada ano reúne um maior número de ciclistas, está confirmado e será realizado no dia 3 de março. A concentração do evento será no Bosque Municipal de Pinhais, no Centro, às 9h30, com largada a partir das 10 horas. A chegada será no novo Bosque Bordignon, no bairro Alto Tarumã, por volta das 11 horas. Ao todo, serão seis quilômetros de percurso.

Além disso, no dia 20 de março, o programa Espaço Comunidade vai disponibilizar várias atividades e brinquedos infláveis para a comunidade, também no Bosque Municipal, a partir das 11 horas. Como atrativos do dia oficial do 21º aniversário de Pinhais estarão cama elástica, piscina de bolinhas e pintura no papel, entre outros. Para o evento também estão previstas apresentações de bandas locais, ainda em fase de ajustes com a Prefeitura.

Justiça no Bairro

Tradição no município, o Programa Justiça no Bairro, Sesc Cidadão e Feira Municipal de Serviços mais uma vez está incluído nas comemorações de aniversário da cidade. Em sua oitava edição, o evento deste ano será realizado no dia 9 de março, na Escola Municipal Aroldo de Freitas, no bairro Emiliano Perneta, seguindo a ideia de rotatividade para atender a população de todas as regiões de Pinhais. Em 2012, aproximadamente 18 mil pessoas se beneficiaram da iniciativa, instalada no bairro Weissopolis.

O programa busca resolver, de forma rápida e totalmente sem custo, pendências judiciais, especialmente na área de família. São questões como definição de pensão alimentícia, guarda de filhos, divórcio, oficialização de união estável, alteração de regime de casamento, reconhecimento de paternidade, adoção e até realização de casamentos coletivos. Junto com o Sesc Cidadão e a Feira Municipal de Serviços, a ação vai oferecer diversos serviços gratuitos à comunidade, como a confecção de documentos, orientações nas áreas da saúde, assistência social, brincadeiras para as crianças, exposições do exército, bombeiros, polícia militar e muito mais. O evento terá início às 9 horas e será encerrado às 17 horas, ou seja, funcionará por oito horas consecutivas.

Casamento comunitário

 

Será realizado, no dia 9 de março, no Centro de Formação de Profissionais de Ensino de Pinhais (Cenforpe), no Weissópolis, o Casamento Comunitário. Como acontece todos os anos, a cerimônia, prevista para ter início às 19 horas, contará com a participação de dezenas de casais. Em 2012, foram 58 uniões, oficializadas em um evento que contou com a presença de amigos e familiares.

Inaugurações

Com quase 21 anos de idade completos, o município de Pinhais se encontra em pleno e ininterrupto desenvolvimento. Por isso, durante os festejos, além da entrega da ampliação do Caps AD, a Prefeitura inaugura ainda o novo Bosque Municipal Bordignon, no bairro Alto Tarumã. O espaço será uma nova opção de lazer e contato com a natureza, à disposição da população. A entrega será realizada na chegada do Passeio Ciclístico, no dia 3 de março.

 

Ao todo, foram investidos R$ 581.238,68 na obra, parte graças a uma parceria com o governo federal, parte do município. O projeto, de 12.407,34 metros quadrados, contempla pista de caminhada com estares (bancos), ponte, lago, circulação central, estacionamento, equipamentos de alongamento, parque infantil, academias ao ar livre, mesas de jogos e demais detalhes estruturais. Além disso, a vasta área verde já presente no local será mantida.

Também entre as inaugurações previstas para ocorrer entre os festejos de aniversário está a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), no dia 19 de março. A nova estrutura contará com uma área três vezes maior do que a antiga e, concluída, fará um atendimento intermediário entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, que compõem uma rede organizada de Atenção às Urgências. Erguida em anexo ao Hospital Municipal, a UPA oferecerá diversos serviços de saúde como consultas clínicas e pediátricas, exames de diagnóstico, leitos de observação e isolamento.

No total, foram investidos cerca de R$ 2,6 milhões, recursos repassados pelo Ministério da Saúde com a contrapartida do município. Segundo o prefeito Luizão, a nova Unidade de Pronto Atendimento de Pinhais irá ampliar consideravelmente o atendimento 24 horas que já existe no local. “Sabemos da necessidade em investir na área da saúde, por isso estamos priorizando estas ações que com certeza ajudarão a melhorar consideravelmente o atendimento às famílias de Pinhais”, explica.

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

%d blogueiros gostam disto: