Pinhais desenvolve projeto de aprendizagem com jovens e adolescentes atendidos pelo CRAS e CREAS do município

3 maio, 2021

Idealizado no ano de 2016, iniciativa contrata jovens e adolescentes para atuarem em equipamentos públicos do município

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, data também conhecida como Jovem Aprendiz, comemorada no dia 24 de abril. Essa é uma iniciativa que busca conscientizar sobre a importância da inserção qualificada do jovem no mundo do trabalho e romper preconceitos da contratação de pessoas sem experiência.

A população jovem é uma das mais afetadas pelo desemprego e a atual crise sanitária de Covid-19 agravou ainda mais esse quadro. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged),  de abril a agosto de 2020, o Brasil perdeu quase 87 mil vagas de  Aprendizagem Profissional. 

Instituído, a nível federal, a partir da Lei 10.097/2000 é um dos mais importantes recursos para a formação ética, cidadã e profissional de nossos adolescentes e jovens,  já que promove  a contratação formal do jovem, a permanência no ensino formal e a qualificação profissional teórica e prática.

Por isso, a contratação de jovens é um trabalho de todo país que busca seu desenvolvimento. Com esse objetivo, a Prefeitura de Pinhais, desde o ano de 2016, tem o Programa Municipal de Aprendizagem, uma iniciativa que contrata 25 jovens e adolescentes para trabalharem em equipamentos públicos do município.

Os participantes realizam atividades práticas nos CRAS, CREAS, escolas e cmeis, sendo supervisionados por um servidor. Além das atividades práticas, os aprendizes também têm a oportunidade de fazer um curso envolvendo questões teóricas e profissionais, que ao final emite um certificado.

A primeira turma formada contou com 25 aprendizes e teve duração de dois anos, no período de 2018 a 2020. Agora, em decorrência da pandemia, a segunda turma de Aprendizagem está prevista para ser formada no segundo semestre deste ano.

Além desta iniciativa, o município criou mais um projeto, o Pré-Aprendizagem, que tem o intuito de desenvolver oficinas e atividades dirigidas com temas voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Por meio dele, os participantes terão inicialização de diferentes questões: Informática, Desenvolvimento de Habilidades:  Comunicação Eficaz na Língua Portuguesa, Empregabilidade e o mercado de trabalho, Comportamento e Ética profissional e Aspectos do mundo do trabalho, dentre outros.

Para ser um Jovem Aprendiz e participar da Pré-Aprendizagem da Prefeitura de Pinhais o participante deve atender alguns requisitos: ser morador da cidade, ter idade de 14 e 24 anos, estar matriculado em instituição de ensino da rede pública ou da rede privada na condição de bolsista integral e ser jovem ou adolescente atendido e encaminhado pelos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.
Suplementos em Pinhais
Suplementos em Pinhais
%d blogueiros gostam disto: