Pinhais lança campanha educativa de trânsito “Bloco da Multa Moral”

11 nov, 2021

Idealizado pela Secretaria de Segurança e Trânsito, projeto propõe uma reflexão sobre o assunto, levando informação e orientação aos motoristas da cidade.

Foi lançada na última semana pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Pinhais (SESET), a campanha educativa “Bloco da Multa Moral”. O projeto teve início no município com a realização de uma blitz educativa na Avenida Camilo di Lellis, na sexta-feira (5).

Como atualmente a Prefeitura de Pinhais trabalha na regulamentação do trânsito local, a SESET fará esta ação para que os motoristas e condutores de veículos tenham conhecimento das principais leis do trânsito e saibam que em breve a cidade contará com uma legislação própria que deverá ser seguida.

Na campanha educativa, os agentes de trânsito de Pinhais, que são os Guardas Municipais, terão um bloco que contém uma relação de 16 infrações de trânsito, tais como: falta de cinto de segurança, estacionar em local proibido, fazer conversão proibida, avançar o sinal vermelho, entre outros pontos. Os agentes estarão nas ruas fiscalizando o cumprimento das leis, e caso constate alguma irregularidade, vão preencher a guia do bloco com os dados do veículo, assinalar a infração, indicar se neste caso o veículo poderia ser removido, abordar o condutor e entregar a guia da “Multa Moral”. A notificação não gera multa financeira, será apenas uma advertência pela penalidade cometida e uma oportunidade para o agente de trânsito explicar sobre o caso e dar orientações, explica o diretor do Departamento de Segurança Pública e Patrimonial, da SESET, Anderson Mendes de Araújo. “A ideia é propor uma reflexão ao motorista, afinal não recebeu multa financeira e nem perdeu pontos na Carteira de Habilitação, mas ele deve repensar suas atitudes e seguir as normas, pois futuramente com a regulamentação do trânsito municipal sofrerá as penalidades previstas em lei, se repetir a infração”, disse o diretor.

A blitz educativa que aconteceu na Av. Camilo di Lellis contou com o trabalho dos guardas municipais que recentemente participaram do curso de formação de agentes de trânsito. Eles abordaram os motoristas, explicando sobre a iniciativa do município, o processo de regulamentação do trânsito local, vistoriaram os veículos e apontaram as irregularidades para os condutores.

Essa é uma campanha educativa que visa reforçar as boas práticas do trânsito, levando informação aos motoristas até a legislação entrar em vigor no município. “Antes das leis começarem a valer, primeiramente passamos por um processo de reeducação do trânsito, incentivando e mostrando as boas práticas. A Guarda Municipal estará desenvolvendo esta ação pelos próximos meses em diversos pontos da cidade. Se uma das nossas equipes estiver na rua e ver alguma infração, um carro estacionado de forma irregular, por exemplo, vai abordar o motorista e tratar da infração, mas de forma educativa e informativa. Hoje, essa guia nada mais é que um lembrete para que o condutor fique atento para não cometer as infrações de trânsito”, explicou Anderson.

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Pin It on Pinterest

Share This
%d blogueiros gostam disto: