Pinhais tem o terceiro maior PIB da região metropolitana

5 jan, 2021

Atualização divulgada pelo IBGE, coloca o município em 12º lugar no Estado do Paraná

Pinhais continua figurando como uma das maiores economias do Estado. No mês de dezembro, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística publicou uma atualização do PIB (Produto Interno Bruto) dos municípios brasileiros. Pinhais ocupa o 12º lugar no estado, com um PIB de R$ 5,8 bilhões, referente ao ano de 2018.

Mesmo jovem e sendo a menor cidade do Paraná, Pinhais se consolida como a terceira  mais rica da região metropolitana de Curitiba, e com grande importância a nível estadual. Apesar da crise enfrentada pelo país nos últimos anos, que afetou a economia dos municípios, Pinhais obteve um crescimento de quase 5% no seu PIB entre 2017 e 2018.

O município, que tem 28 anos de emancipação política e mais de 133 mil habitantes, continua com um crescimento notório e é referência quando se trata de desenvolvimento econômico. Com mais de 12 mil empresas dos mais diversos segmentos e um PIB per capita que ultrapassa os 44 mil reais, Pinhais figura entre os municípios que mais crescem em toda a região.

Segundo o IBGE, a nível Brasil, Pinhais ocupa a posição 188, entre os 5.570 municípios brasileiros. Para a prefeita Marli Paulino, os números traduzem um ótimo trabalho, unido ao interesse das empresas em se instalarem na cidade. “Nós oferecemos incentivos que fazem de Pinhais uma ótima opção para abrigar novos negócios. Então, os números refletem o crescimento econômico que nosso município vive há anos, mesmo diante de todos os desafios que temos pelo caminho”, acrescenta a prefeita de Pinhais.  

Cálculo

O PIB é o conjunto de riquezas gerado em um país. Para calcular o PIB de cada município, o IBGE contabiliza o valor adicionado bruto de cada cidade à economia brasileira. São 20 atividades econômicas, entre elas agricultura, indústria, serviços, construção civil e comércio. Com o PIB é possível saber se a atividade econômica está crescendo ou diminuindo.

0 comentários

Deixe uma resposta

Mais Pinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.
Suplementos em Pinhais
Suplementos em Pinhais