Tartaruga gigante é colocada no Parque das Águas para conscientizar sobre o descarte correto do plástico

17 jun, 2022

Exposição ficará no Parque das Águas e visitantes poderão descartar garrafas pets dentro do casco da tartaruga

Foi lançado nesta terça-feira (14), no Parque das Águas de Pinhais, o Projeto Ecopet, que tem uma escultura de tartaruga marinha, produzida pelo artista plástico Luiz Gagliastri. Com seis metros de comprimento, o casco será preenchido com garrafas plásticas (pet) por pessoas que visitarem o local durante a exposição.

O projeto é desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico (Semde) e Meio Ambiente (Semma), como forma de conscientizar a população sobre os riscos que o plástico traz à natureza e à vida humana. O descarte incorreto do material no meio ambiente afeta a vida marinha, porque o lixo jogado nas galerias, segue para os rios e acaba no mar. Toda a arrecadação da ação será destinada à Arepi (Associação dos Recicladores de Pinhais).

No lançamento do projeto, estiveram presentes a prefeita Rosa Maria, os secretários municipais José Martins (Desenvolvimento Econômico), Anderson Mendes (Segurança e Trânsito), Rosangela Batista (Assistência Social), Wellingthon Malachoski (interino de Meio Ambiente); os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Carlinhos do Elisa; o artista plástico Luiz Gagliastri; Vitor e Clarice Milano, presidente e vice-presidente do Instituto Chico Mendes; Julio Cesar Rodrigues da Revista Panorama Turismo; a jornalista Vera Rosa; Ronaldo Vaccari, CEO TV Euro News, integrantes da Secretaria de Meio Ambiente, alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira e convidados.

O escultor Luiz Gagliastri disse que a iniciativa desenvolvida em Pinhais será a primeira de uma série de ações pelo Brasil e até replicada em outros países, pois sua causa tem relevância ambiental. “Parabenizo o município por esta ação. Isto não é apenas uma escultura ou um monumento, isso é uma ideia. Alguns me perguntam por que estou fazendo isso, pois eu investi um tempo, mas fazendo algo com bastante amor. Faço isso pelas crianças, porque quero que elas no futuro olhem para o mundo e digam que pessoas desta época fizeram a diferença, que nós conseguimos salvar o futuro delas. Não estamos sozinhos, muitas pessoas do planeta estão junto com a gente nesta causa”, disse o Luiz Gagliastri.

O papel ambiental incentivando a mudança de comportamento das pessoas foi abordado pela prefeita Rosa Maria no evento de lançamento do projeto. “Penso que a arte é o caminho, é o canal principal para que possamos ter essa mudança de olhar e de comportamento. A tartaruga não é apenas uma escultura, é a demonstração de que as pessoas precisam tomar uma atitude correta para cuidar do planeta. Por que vamos descartar incorretamente nosso resíduo? Pinhais se sente feliz com o lançamento deste lindo projeto em uma área significativa para o meio ambiente. Agradeço a presença de todos e o descarte correto precisa ter uma mudança de atitude de cada um de nós. Parabenizo nossas equipes que são comprometidas, criativas e quem tem trazido inovação para nossa gestão, assim cuidamos melhor da nossa cidade e do mundo”, frisou a prefeita.

Serviço

A Exposição Tartaruga Pet Socorro – Projeto Ecopet fica dentro do Parque das Águas e pode ser visitada diariamente, no horário das 6h às 21h. A entrada é gratuita e o público pode levar sua garrafa pet para contribuir com o projeto. O Parque das Águas fica na Rodovia João Leopoldo Jacomel, esquina com Estrada Ecológica.

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">maispinhais</a>

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: