Existe combinação mais perfeita do que banana com doce de leite? Se você também é fã dessa dupla, vai se apaixonar pela Torta Banoffee! Essa sobremesa, de origem inglesa mas que conquistou o coração (e o estômago!) dos brasileiros, é uma explosão de sabor e texturas: base crocante de biscoito, recheio cremoso de doce de leite, bananas frescas e uma cobertura leve de chantilly.
Apesar de parecer sofisticada, fazer Banoffee em casa é super fácil, principalmente nesta versão que não exige forno para a base ou recheio! É a sobremesa ideal para impressionar os convidados, para um almoço especial de fim de semana ou simplesmente para satisfazer aquela vontade de um doce incrível. Vamos ao passo a passo?
Ingredientes:
Para a Base:
- 1 pacote de biscoito/bolacha tipo Maisena (ou digestivo) – cerca de 200g
- 100g de manteiga sem sal derretida (aprox. 4-5 colheres de sopa)
Para o Recheio:
- 1 lata de doce de leite cremoso e firme (de boa qualidade, aprox. 400g) – Veja Dica
- 3 a 4 bananas nanicas ou pratas maduras, mas ainda firmes, fatiadas em rodelas
Para a Cobertura (Chantilly):
- 250ml de creme de leite fresco (nata) BEM GELADO ou creme para chantilly (tipo UHT) BEM GELADO
- 2 a 3 colheres de sopa de açúcar (opcional, dependendo do creme e do seu gosto)
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
Para Finalizar:
- Chocolate meio amargo ralado ou cacau/chocolate em pó para polvilhar
Modo de Preparo:
- Prepare a Base: Triture bem os biscoitos no liquidificador ou processador (ou coloque num saco plástico e bata com um rolo de macarrão) até obter uma farofa fina. Transfira para uma tigela e misture bem com a manteiga derretida até formar uma farofa úmida que se aglomera quando apertada.
- Forre o fundo (e as laterais, se desejar) de uma forma de torta com fundo removível (aro 20-22 cm) com essa farofa, pressionando bem com os dedos ou o fundo de um copo para ficar compacta e uniforme.
- Leve a base à geladeira por pelo menos 20 a 30 minutos para firmar.
- Prepare o Doce de Leite (Se Não Usar Pronto): Opcional: Se quiser fazer a partir do leite condensado, retire o rótulo da lata (NÃO ABRA A LATA), coloque na panela de pressão, cubra totalmente com água (uns 2 dedos acima da lata). Tampe a panela, leve ao fogo e, após pegar pressão, cozinhe por 30-40 minutos (30 min para mais claro/cremoso, 40 min para mais escuro/firme). Desligue o fogo, deixe TODA a pressão sair naturalmente e espere a lata ESFRIAR COMPLETAMENTE antes de abrir (risco de acidente se abrir quente!). A opção mais fácil é usar um doce de leite de boa qualidade já pronto.
- Monte o Recheio: Espalhe o doce de leite (pronto ou o cozido já frio) sobre a base de biscoito gelada, formando uma camada uniforme.
- Fatie as bananas em rodelas não muito finas e distribua-as sobre a camada de doce de leite, cobrindo toda a superfície.
- Prepare a Cobertura (Chantilly): Na batedeira (com o globo e a tigela preferencialmente gelados), bata o creme de leite fresco (nata) ou o creme para chantilly bem gelado com o açúcar (se usar) e a baunilha (se usar). Comece em velocidade baixa e aumente gradualmente até formar picos firmes (ponto de chantilly). Cuidado para não bater demais e virar manteiga (no caso do creme fresco).
- Cubra a Torta: Espalhe ou use um saco de confeitar para cobrir delicadamente a camada de bananas com o chantilly, fazendo picos ou alisando a superfície, como preferir.
- Finalize e Gele: Polvilhe o chocolate ralado ou o cacau/chocolate em pó sobre o chantilly. Leve a torta montada à geladeira por pelo menos 2 horas (idealmente 4 horas ou mais) antes de servir. Ela precisa estar bem gelada para firmar e os sabores se combinarem.
- Sirva: Desenforme com cuidado (se usar forma de fundo removível) e sirva as fatias bem geladas.
Dicas para uma Banoffee Perfeita:
- Base Firme: Pressione bem a farofa de biscoito na forma e leve para gelar antes de rechear.
- Doce de Leite: Use um doce de leite de boa qualidade, que seja firme o suficiente para não escorrer. A versão cozida na pressão costuma ser ideal. Lembre-se do CUIDADO AO ABRIR A LATA SÓ DEPOIS DE FRIA!
- Bananas no Ponto: Use bananas maduras (para sabor), mas ainda firmes (para não desmanchar).
- Chantilly Estável: Use creme de leite fresco (nata) com pelo menos 35% de gordura ou creme vegetal específico para chantilly, ambos BEM GELADOS, para obter um chantilly firme.
- Gelar é Fundamental: Não tenha pressa! O tempo na geladeira firma as camadas e deixa a torta muito mais gostosa.
Conclusão:
Essa Torta Banoffee Fácil é a combinação dos sonhos: crocante, cremosa, com o doce do doce de leite e o frescor da banana e do chantilly! Uma sobremesa que parece de confeitaria, mas que você faz em casa sem complicação para impressionar e se deliciar. Impossível comer um pedaço só!
Já provou Banoffee? Gosta dessa combinação? Conta pra gente nos comentários e marque o @MaisPinhaisreceitas! 😉
0 comentários