Visite a Biblioteca Pública de Pinhais, se surpreenda e aproveite os prazeres da leitura

Com um acervo de mais de 26 mil títulos o local é um ótimo espaço para quem gosta de ler ou precisa pesquisar

Escrito por maispinhais

quarta-feira 24/04/19

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro. Uma data que visa incentivar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura.

No Dia Mundial do Livro, na última terça-feira (23), visitamos a Biblioteca Pública de Pinhais que fica no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. Com um acervo de mais de 26 mil títulos de diversos temas, assuntos e novos lançamentos, o local é um ótimo espaço para quem gosta de ler ou precisa fazer uma pesquisa. A biblioteca  oferece de graça ao público o empréstimo de livros, além de disponibilizar jornais e revistas para consulta, gibiteca, visitas monitoradas e troca de livros.

Nos dias atuais, apesar da tecnologia ser a opção preferida das crianças, o livro não deixou de ser uma escolha para os pequenos. É o caso de José Bosco Tian Ci Xiao Li, de 9 anos. Nascido na China, ele veio com os pais para o Brasil e há cinco anos mora em Pinhais, no bairro Emiliano Perneta. A mãe do “pequeno leitor”, Maria Xiao, conta que soube da biblioteca quando esteve no Bosque Municipal e assistiu a uma contação de histórias. Como aprovou a ação, conversou sobre o assunto com os organizadores e recebeu a indicação de visitar a Biblioteca de Pinhais. “Eu e meu marido viemos com ele pela segunda vez. A gente gosta de incentivá-lo a praticar a leitura. Ficamos aqui por aproximadamente duas horas e neste tempo ele leu e até brincou um pouco” disse a mãe. Ela menciona que além da família praticar a leitura, o filho adora levar emprestado para casa alguns livros de literatura infantil.

O atendimento da biblioteca é diário e a presença de pessoas no local é constante, sendo que maioria vem para fazer empréstimos, explica a bibliotecária Elaine Biss. “A gente percebe que há preferência pelos livros de literatura, romances e as poesias vem aumentando. Tem quem goste do livro digital, mas pegar o livro e senti-lo na mão, ter este contato, além do lado afetivo, faz da leitura um ato de prazer, um momento que envolve a pessoa” destaca.

A bibliotecária comenta que em média são realizados de 800 a mil empréstimos por mês e o local mesmo existindo há quase 15 anos, sempre recebe novos visitantes que acabam tendo uma agradável surpresa, uma novidade que impressiona pelo volume do acervo, a qualidade, e principalmente, pela atualização das obras. Elaine diz que público fica impressionado com o acervo, pois além dos clássicos, como “Dom Casmurro” de Machado de Assis, por exemplo, são adquiridos todos os anos livros novos como trilogias, séries, e aqueles que viram febre, entre outros gêneros, tudo para agradar os diferentes gostos literários.

Outra surpresa que chama atenção dos frequentadores é conhecer as ações desenvolvidas. A biblioteca é responsável por ações que contribuem para incentivar e criar o hábito da leitura no município, como o projeto “A hora do conto”, “Alimente sua mente”, Bosque Literário, entre outras.

Independente se você tem intenção de ler, fazer um empréstimo ou precisa fazer uma pesquisa, conheça o local. A iniciativa, como diz a bibliotecária, será prazerosa e surpreendente. “Faço um convite às pessoas: venham conhecer a Biblioteca Pública de Pinhais! Serão bem recebidas e atendidas. E como falei, certamente terão uma surpresa positiva. Seja pelo vasto acervo disponível, pelo bom ambiente físico, pelo atendimento que fazemos e procuramos dar, com sugestões e orientações para ajudar o usuário no caso que ele precisa. Venham conhecer e venham com esta expectativa de uma surpresa agradável, pois é isto que buscamos proporcionar as pessoas” afirmou Elaine Biss.

Serviço

A Biblioteca Pública de Pinhais está localizada no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, Rua 22 de Abril, 305, no bairro Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (41) 3912-5637.

Cadastro

As pessoas podem fazer empréstimos de livros por meio de um cadastro. Para o cadastramento é necessário apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência atual (preferencialmente conta de água, luz ou telefone), RG ou Certidão de Nascimento. Já para menores de 10 anos só poderão fazer o cadastro com a presença dos pais ou responsável. O usuário tem a permissão de fazer o empréstimo de cinco obras por vez, sendo três livros técnicos ou didáticos e dois de literatura. O prazo de empréstimo é de 14 dias com possibilidade de renovação por mais 14.

Consulta acervo

O acervo das obras pode ser consultado pela internet. Os dados estão disponíveis em um sistema informatizado, o “Perganum”, que facilita a busca de títulos. Para fazer a consulta online, acesse o link (http://www.pinhais.pr.gov.br:8181/pergamum/biblioteca/)

Outras bibliotecas do Município

Além da Biblioteca Pública de Pinhais, há também no município outras duas: a do Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU) e a do Centro da Juventude (CJ). O acervo dos locais também está disponível no sistema “Pergamum”.

A do CEU tem cerca de 3 mil títulos disponíveis. A Biblioteca do CEU fica na Rua Rio Trombetas, 828, no bairro Weissópolis. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (41) 3912-5487.

A biblioteca do Centro da Juventude disponibiliza 3 mil livros para a comunidade. O CJ está situado na Rua Ataulfo Alves, s/n, no bairro Maria Antonieta. O atendimento é de segunda a sexta-feira, 8h às 12h e das 13h às 15h. O telefone para contato é: (41) 3912-5746.

Publicidade

Ultimas notícias

Centro da Juventude de Pinhais promove 1º Challenge

“Formando Cidadãos por meio do Esporte” será o tema do evento que contará com a presença da atleta olímpica Joyce Batista e do atleta paralímpico Eliseu dos Santos A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Assistência Social, promove no dia 31 de maio o “1º...

Inscrições para o Encceja 2019 começam hoje, 20 de maio

Hoje, segunda-feira, 20 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abrirá as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Oportunidade para quem não concluiu os estudos...

siga o mais pinhais