Torta de maçã da vovó: a receita fácil com massa que derrete na boca!

8 jul, 2025 | Sobremesas | 0 comments

Existe um aroma que tem o poder de nos transportar para um cenário de filme, para uma tarde aconchegante na casa da avó: o cheiro de torta de maçã assando no forno. Este clássico da confeitaria mundial é a definição de sobremesa que conforta a alma. A combinação de uma massa amanteigada que derrete na boca com um recheio de maçãs macias, canela e um toque de limão é simplesmente irresistível.

Muitos pensam que fazer uma torta de maçã perfeita, com aquela massa podre que desmancha, é uma tarefa complicada. Mas com esta receita, vamos desvendar todos os segredos para você preparar em casa uma versão fácil, que sempre dá certo e que vai impressionar a todos.

Esta não é apenas uma receita; é um convite para criar momentos doces e memoráveis. Perfeita para servir quentinha com uma bola de sorvete de creme, para o café da tarde ou para celebrar uma ocasião especial. Prepare-se para fazer a melhor torta de maçã da sua vida!

Ingredientes: a combinação para o sucesso

Para a massa que derrete na boca:

  • 2 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 200g de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubos
  • 4 a 6 colheres de sopa de água gelada

Para o recheio de maçã:

  • 6 maçãs grandes (tipo Fuji ou Gala), descascadas, sem sementes e fatiadas
  • 1 xícara de chá de açúcar (pode ser branco ou mascavo)
  • Suco de 1 limão
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 pitada de noz-moscada ralada (opcional)
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (para engrossar o caldo)
  • 1 gema de ovo para pincelar

Modo de preparo: passo a passo para uma torta de cinema

1. Prepare a massa primeiro:

  1. Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, o açúcar e o sal.
  2. Adicione a manteiga gelada em cubos. Com a ponta dos dedos (ou com um garfo), misture a manteiga na farinha até obter uma farofa grossa e úmida. O segredo é não trabalhar demais a massa para que ela não desenvolva glúten e fique dura.
  3. Adicione a água gelada, uma colher de sopa de cada vez, misturando levemente com um garfo, apenas até a massa começar a se unir.
  4. Junte a massa com as mãos, formando uma bola, mas sem sovar. Divida a massa em duas partes (uma um pouco maior que a outra), achate-as em formato de disco, embrulhe em plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.

2. Prepare o recheio de maçã:

  1. Em uma tigela grande, coloque as maçãs fatiadas e regue imediatamente com o suco de limão para que não escureçam.
  2. Adicione o açúcar, a canela em pó, a noz-moscada (se usar) e o amido de milho.
  3. Misture tudo delicadamente com uma colher, até que todas as fatias de maçã estejam cobertas pela mistura. Reserve.

3. Monte a torta:

  1. Pré-aqueça o forno a 200°C.
  2. Pegue o disco maior de massa da geladeira e, sobre uma superfície levemente enfarinhada, abra-o com um rolo até que tenha tamanho suficiente para forrar o fundo e as laterais de uma forma redonda (de aproximadamente 23 cm de diâmetro).
  3. Transfira a massa para a forma, ajeitando-a com os dedos.
  4. Despeje todo o recheio de maçã sobre a massa na forma.
  5. Abra o segundo disco de massa. Você pode usá-lo para cobrir totalmente a torta (fazendo alguns cortes em cima para o vapor sair) ou cortar a massa em tiras e fazer uma treliça (xadrez) por cima do recheio, que é o visual clássico.
  6. Una bem as bordas da massa de baixo com a de cima, apertando com os dedos ou com um garfo.
  7. Pincele toda a superfície da massa com a gema de ovo batida para dar uma cor dourada e brilhante.
  8. Leve ao forno: Coloque a forma sobre uma assadeira maior (para o caso de vazar um pouco de caldo) e leve ao forno pré-aquecido. Asse por cerca de 45 a 55 minutos, ou até que a massa esteja bem dourada e o recheio borbulhando.
  9. Retire do forno e deixe esfriar por pelo menos 1 hora antes de servir.

Dicas extras para uma torta de maçã perfeita

  • Massa sempre gelada: O segredo para uma massa que derrete na boca é manter a manteiga e a água sempre bem geladas e manusear a massa o mínimo possível para não aquecê-la.
  • Tipos de maçã: Maçãs mais firmes como a Fuji e a Gala são ideais porque mantêm a sua forma depois de assadas.
  • Sirva com sorvete: A combinação clássica de uma fatia de torta de maçã morna com uma bola de sorvete de creme (ou baunilha) é simplesmente imbatível.
  • Outras tortas doces: Se você é fã de tortas clássicas, experimente também nossa receita de Torta de Ricota com Goiabada ou a deliciosa Torta Alemã Simples.

Conclusão: a sobremesa que aquece qualquer momento!

A torta de maçã é mais do que uma sobremesa, é um evento. O seu preparo perfuma a casa e o seu sabor cria memórias duradouras. É a receita perfeita para mostrar carinho e impressionar em qualquer ocasião.

E você, prefere sua torta de maçã com ou sem sorvete? Experimente esta receita, tire uma foto da sua torta douradinha e compartilhe o resultado conosco, marcando o @MaisPinhais!

<a href="https://maispinhais.com.br/author/maispinhais/" target="_self">Redação Mas Pinhais</a>

Redação Mas Pinhais

Nascemos no Paraná para contar as histórias da nossa gente. Hoje, compartilhamos com todo o Brasil nossas paixões: receitas com memória afetiva, guias de compra para facilitar suas escolhas e dicas de viagem para inspirar suas próximas aventuras.

Deixe um comentário