Centro da Juventude de Pinhais comemora 9 anos

6 dez, 2021

Centro da Juventude de Pinhais comemora 9 anos

O Centro da Juventude de Pinhais completa, neste sábado, dia 4 de dezembro, o seu nono aniversário de implantação. Apelidado carinhosamente de “CJ” pelo público que frequenta o local, o espaço já atendeu centenas de jovens em situação de vulnerabilidade social com oferta de diversas modalidades esportivas, artes marciais, atividades artísticas e culturais, além de oficinas e cursos de qualificação profissional.

O CJ é administrado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e tem por objetivo constituir-se como um espaço de referência para a juventude local, acessível, aberto e democrático. Tudo isso, possibilitando aos jovens produzir e acessar bens culturais e artísticos; participar de atividades esportivas, tecnológicas e profissionalizantes, e também, desenvolver e participar de ações que favoreçam a formação pessoal, profissional e política.

Além de realizar ações efetivas de fortalecimento da comunidade, destacou-se ao longo destes anos pela promoção de eventos e projetos inovadores protagonizados pelos próprios jovens.

Outros pontos a serem citados são o horário de atendimento estendido e o sucesso dos programas e serviços realizados, como o Programa Bolsa Agentes de Cidadania e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O Centro da Juventude também se caracteriza pelo empréstimo de suas instalações, o que favorece a realização de reuniões, encontros para discussão e organização de eventos e práticas colaborativas, estímulo à criatividade, grupos organizados, grupos em processo de organização, entre outros.

Ações durante a Pandemia COVID 19

Estes dois últimos anos foram atípicos e desafiadores para a equipe do CJ. Em decorrência da pandemia, as atividades presenciais precisaram ser pausadas, incluindo as oficinas, grupos de interesse, eventos, palestras, encontros e atividades culturais e esportivas. Por outro lado, outras conquistas vieram das adaptações, apontando novos e diversos caminhos que certamente deverão fazer parte de novos caminhos a serem seguidos. 

Programa Agentes de Cidadania

O CJ tem o Programa Bolsa Agentes de Cidadania, que oferece 40 vagas para adolescentes e jovens moradores de Pinhais. Neste programa jovens na faixa etária de 14 a 24 anos, que desenvolvem um projeto de protagonismo no equipamento, recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 306,00. Cada agente realiza atividades denominadas “grupos de interesses”, que envolvem ações de convivência, formação e/ou cidadania, e, além de receberem acompanhamento e supervisão das atividades, participam mensalmente de encontros de formação com a equipe técnica que acompanha o programa. 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Outro serviço fundamental realizado no CJ é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que tem por objetivo complementar o trabalho do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) realizado pelos CRAS do município, sendo referenciado a esse serviço. O SCFV atende adolescentes e jovens entre 15 e 24 anos, que participam semanalmente de oficinas diversas e de atividades dirigidas, que têm como eixos: a convivência social, o direito de ser e a participação.

Pré Aprendizagem

O Projeto  objetiva oportunizar ao jovem capacitação para inserção mais qualificada  no Mundo do Trabalho. 

Os jovens e adolescentes são inseridos mediante  avaliação realizada pela equipe técnica da Assistência Social (CRAS e CREAS), conforme critérios de vulnerabilidade social.

Durante o ano de 2021 vários adolescentes que participaram conseguiram ser efetivados mediante encaminhamentos da equipe técnica responsável. 

Serviço

O CJ está localizado à Rua Ataulfo Alves esquina com a Rua João Mendes Batista no Maria Antonieta em Pinhais e funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 17h.  Para mais informações entre em contato pelo telefone (41) 3912-5746. 

maispinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.

0 comentários

Deixe uma resposta




%d blogueiros gostam disto: