Governo Federal começa a pagar benefício emergencial

7 abr, 2020

Quem está no Cadastro Único e atender aos critérios receberá automaticamente, já quem não possui cadastro poderá se inscrever pelo site ou aplicativo disponibilizado pelo governo

A partir de hoje (7), o Governo Federal começa a pagar o auxílio emergencial para pessoas em vulnerabilidade, devido à pandemia do Coronavírus. Quem já possui o Cadastro Único e se enquadra nos critérios receberá automaticamente em sua conta bancária da Caixa Econômica ou Banco do Brasil. A partir de quarta-feira (8), os pagamentos começarão a ser feitos a trabalhadores cadastrados que tenham conta em outros bancos.

Para quem já está no CadÚnico e já é beneficiário do Bolsa Família vai passar a receber automaticamente o auxílio de maior valor, sem precisar fazer nenhuma opção.  O pagamento segue o calendário do benefício regular. Para o mês de abril o auxílio começa a ser pago a partir do dia 16.

Já para quem não está no CadÚnico, o Governo Federal disponibilizou um aplicativo para que informais, contribuintes individuais ao INSS e o microempreendedor individual possam se cadastrar. O aplicativo também servirá como consulta para saber se já existe um cadastro. O acesso será por meio de celular ou computador e o aplicativo avaliará se o trabalhador cumpre os requisitos exigidos pela lei. O aplicativo será simplificado e totalmente gratuito para permitir que, em torno de 48 horas após seu cadastramento, aqueles que cumprirem os requisitos legais tenham o recurso creditado em suas contas.

O valor do auxílio será de R$ 600 por pessoa, sendo que no máximo duas pessoas podem ser contempladas por família. As mulheres chefes de família têm direito a receber o benefício em dobro, podendo receber R$ 1.200.

Terão direito ao benefício os trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), contribuintes individuais do INSS e desempregados que se enquadrem na lei.

Notícias falsas

A Secretaria de Assistência Social faz um alerta com relação às notícias e sites falsos que estão sendo criados e repassados por meio do WhatsApp para tentar obter dados dos beneficiários. Nunca forneça dados pessoais para qualquer pessoa ou site que fale em nome do benefício.

Serviço

Seguem os canais de atendimento. O site onde o benefício pode ser solicitado: https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio

O aplicativo pode ser baixado na App Store pelo link: https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331 ou pelo Google Play no link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio

Quem ainda tiver dúvidas poderá entrar em contato com o CRAS da sua região. Mas, nesse primeiro momento o atendimento será somente por telefone para evitar aglomerações.

CRAS Leste: 3912-5223

CRAS Norte: 3912-5627

CRAS Sul: 3912-5613

CRAS Oeste: 3912-5628

Mais Pinhais

O Portal mais Pinhais foi criado em 2009 com o intuído de informar, mas fugindo da imprensa tradicional local, que visa muito as notícias negativas. O Mais Pinhais tem como “lei” não vincular nada de negativo.