O Pão Francês é mais que um alimento, é um símbolo do café da manhã brasileiro, o companheiro inseparável da manteiga na chapa, do requeijão, do presunto e queijo… Quem não ama aquele pãozinho com casca fininha e crocante, e o miolo branco, leve e macio? Embora pareça mágica de padaria, com os ingredientes certos e, principalmente, a técnica correta (muita sova e vapor no forno!), você pode sim fazer um pão francês delicioso em casa.
Não vamos prometer que ficará idêntico ao da sua padaria favorita (eles têm equipamentos profissionais!), mas esta receita te guiará passo a passo para chegar o mais perto possível, com uma casca estaladiça e um miolo aerado. É um desafio delicioso!
Informações da Receita:
- Tempo de Preparo: 45 minutos (ativos)
- Tempo de Cozimento: 25 minutos
- Tempo Total: Aprox. 3h 30min (incluindo fermentação)
- Rendimento: 10 pãezinhos
- Culinária: Brasileira
- Tipo: Café da Manhã, Lanche
Ingredientes
- 500g de farinha de trigo (preferencialmente tipo 1 ou específica para pão)
- 300ml de água morna (aproximadamente)
- 10g de fermento biológico seco (1 pacotinho) OU 30g de fermento fresco
- 10g de sal (cerca de 1 e 1/2 colher de chá)
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de óleo vegetal (opcional, para maciez)
Materiais necessários
- Tigela grande
- Bancada limpa para sovar
- Assadeira(s) grande(s)
- Papel manteiga ou fubá para polvilhar (opcional)
- Para o Vapor: Borrifador com água OU Uma assadeira/travessa de metal velha
- Lâmina de padeiro, gilete nova ou faca EXTREMAMENTE afiada (para o corte)
- Pano de prato limpo
- Grade para esfriar
Modo de preparo
- Prepare o Fermento: Em uma tigelinha, dissolva o fermento na água morna com o açúcar. Espere 5-10 minutos até espumar.
- Misture a Massa: Em uma tigela grande, coloque a farinha e o sal. Faça um buraco no meio e despeje a mistura do fermento, óleo (se usar) e misture, adicionando mais água aos poucos se necessário, até formar uma massa.
- Sove MUITO Bem (Essencial!): Transfira a massa para uma bancada levemente enfarinhada. Sove vigorosamente por, no mínimo, 15 a 20 minutos (ou 10-12 minutos na batedeira com gancho) até a massa ficar muito lisa, macia e elástica (ponto de véu).
- Primeira Fermentação: Faça uma bola com a massa, coloque em uma tigela levemente untada, cubra com plástico filme ou pano e deixe crescer em local morno por cerca de 1h a 1h30, ou até dobrar de volume.
- Divida e Pré-Modele: Retire o ar da massa suavemente. Divida em 10 porções iguais (aprox. 80g cada). Boleie cada pedaço e deixe descansar na bancada, cobertos com um pano, por 15 minutos.
- Modele os Pães: Achate cada bola formando um pequeno retângulo/oval. Enrole a massa BEM apertado, como um rocambole pequeno, selando bem a emenda final. Coloque na assadeira (emenda para baixo), polvilhada com fubá ou com papel manteiga.
- Segunda Fermentação: Cubra frouxamente e deixe crescer por 45 a 60 minutos, até ficarem bem fofos.
- Prepare o Forno e Vapor: 30 minutos antes de terminar a segunda fermentação, pré-aqueça o forno a 230-250°C com a assadeira de metal vazia na grade inferior. Tenha 1 copo de água fervente pronta.
- Faça a Pestana (O Corte!): Logo antes de assar, com uma lâmina muito afiada em ângulo, faça um corte único, rápido e decisivo (0,5cm profundidade) no topo de cada pão.
- Asse com Vapor (Cuidado!): Coloque os pães no forno quente. Com muito cuidado, despeje a água fervente na assadeira de metal quente embaixo. Feche a porta imediatamente.
- Continue Assando: Asse por 10 min com vapor/calor alto. Com cuidado, retire a assadeira com água. Reduza o forno para 200-210°C e asse por mais 10-15 min, até dourarem bem.
- Esfrie na Grade: Transfira imediatamente para uma grade para esfriarem.
Dicas para o pão francês caseiro perfeito
- Sova Intensa: Fundamental para o miolo leve e aerado.
- Vapor no Forno: Essencial para a casca crocante. Muito cuidado ao manusear água fervente e o vapor.
- Corte (“Pestana”): Precisa de lâmina afiada, ângulo e rapidez.
- Forno Bem Quente: Ajuda no crescimento inicial e formação da casca.
- Crocância: O pão fica mais crocante logo que sai do forno.
Conclusão
Fazer Pão Francês em casa é um projeto gratificante! Exige técnica e paciência, mas o resultado de um pãozinho quentinho, com casca estalando e miolo macio, feito por você, não tem preço. É o gostinho da padaria na sua cozinha!
E aí, vai encarar o desafio? Conta pra gente e marque o @MaisPinhaisreceitas! 😉
Veja também:
0 comentários