Vacinação contra meningite em Pinhais: novo imunizante oferece proteção ampliada para crianças

7 jul, 2025 | Notícias

Meningo ACWY substitui a Meningo C no reforço de 12 meses, garantindo uma defesa mais abrangente contra os principais sorogrupos da doença. Vacina já está disponível em todas as Unidades de Saúde.

A proteção contra a meningite para as crianças de Pinhais acaba de ser reforçada. Seguindo uma nova diretriz do Ministério da Saúde, o município já está a oferecer a vacina meningocócica ACWY no Sistema Único de Saúde (SUS). O novo imunizante, que oferece uma proteção mais abrangente contra a doença, já está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade.

A principal mudança ocorre no reforço de 12 meses do calendário de vacinação infantil, que passa a ser feito com a vacina ACWY, em substituição à antiga vacina Meningocócica C.

Proteção ampliada: entenda a mudança

A vacinação contra a meningite já é uma rotina no Brasil, mas esta atualização representa um avanço significativo na proteção das crianças. A secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, explica a importância da novidade.

“Ressaltamos que a mudança visa ampliar a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite (A, C, W e Y), garantindo uma defesa mais abrangente”, esclarece a secretária. Enquanto a vacina anterior protegia contra o sorogrupo C, a nova vacina ACWY protege contra quatro tipos diferentes, oferecendo uma segurança muito maior.

Como fica o calendário vacinal?

A ampliação para crianças de 12 meses, com a substituição da dose de reforço, está detalhada na Nota Técnica nº 77/2025 do Ministério da Saúde. O esquema vacinal atualizado para a meningite meningocócica fica assim:

  • 3 meses: 1ª dose da Meningo C
  • 5 meses: 2ª dose da Meningo C
  • 12 meses (1 ano): Dose de reforço com a Meningo ACWY
  • 11 anos: Dose de reforço com a Meningo ACWY

A orientação da Secretaria de Saúde é clara: “Apenas aquelas [crianças] que ainda não foram vacinadas aos 12 meses poderão receber a dose de reforço com a ACWY”, completa Adriane. Crianças que já receberam o reforço com a vacina antiga (Meningo C) não precisam receber a nova vacina neste momento.

A importância da vacinação

A meningite é uma inflamação grave das meninges, as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por bactérias, vírus e outros agentes, sendo as formas bacterianas as mais perigosas e mais frequentes nos períodos de outono e inverno. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção.

Além da ACWY, outras vacinas disponíveis no SUS, como a BCG, a Penta e as Pneumocócicas, também contribuem para a proteção contra diferentes tipos de meningite.

Serviço

Para vacinar o seu filho ou para mais informações, procure a Unidade de Saúde da Família mais próxima.

  • Para conferir os endereços de todas as Unidades de Saúde de Pinhais, clique aqui.

Redação Mas Pinhais

Nascemos no Paraná para contar as histórias da nossa gente. Hoje, compartilhamos com todo o Brasil nossas paixões: receitas com memória afetiva, guias de compra para facilitar suas escolhas e dicas de viagem para inspirar suas próximas aventuras.

0 comentários

Deixe um comentário