Em reunião realizada na sexta-feira (21), o Comitê de Crise, Enfrentamento à Covid-19 e Retomada, decidiu por unanimidade cancelar o carnaval de rua 2022 de Guaratuba.

A reunião que aconteceu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), iniciou com a leitura da ata da última reunião, 16 de dezembro, lembrando aos membros do Comitê que naquele momento a cidade possuía a confirmação semanal de 5 casos da Covid-19, e que a variante Ômicron, ainda pouco conhecida na época, havia confirmado 6 casos em todo país.
Diante do elevado número de casos da Covid-19, 891 casos na última semana epidemiológica, o município não irá realizar e nem permitir a realização de carnaval de rua.
Segundo o prefeito Roberto Justus, mesmo Guaratuba não tendo óbitos nos últimos 3 meses, mesmo não tendo ninguém hospitalizado em nossa cidade, o número de casos é muito elevado, o maior de toda a pandemia, impactando inclusive na economia.
“O Comitê entendeu que ao fazer um evento para 500 mil pessoas haveria um aumento de número de casos, um aumento de afastamentos, que impactaria nossa economia e, principalmente, nosso retorno às aulas presencias, com escolas sem suas equipes, acarretando um prejuízo muito grande a voltas às aulas”, ressaltou o prefeito.
Os demais eventos poderão acontecer mediante protocolo na Prefeitura de Guaratuba, encaminhado à Vigilância Sanitária para análise do projeto do evento e orientação dos protocolos de biossegurança. Os eventos de pré-carnaval ou carnaval particulares deverão encaminhar protocolo com 20 dias de antecedência dos mesmos.
Segundo a representante da Hotelaria no Comitê, Anne Tkachechen, o impacto em não se realizar o carnaval de rua nesse momento é positivo, tanto para os moradores da cidade como para os turistas que terão mais segurança. Ela também destacou que as reservas na hotelaria e locação de casas estão confirmadas na cidade, e que essa temporada superou todas as expectativas, sendo a melhor dos últimos 7 anos. “A praia está aberta, o comércio está funcionando, o turista é bem-vindo e será muito bem recebido, ele só não irá ter o tradicional carnaval de rua esse ano”, completou.
Também ficou acordado na reunião do Comitê uma intensificação de ações sobre a obrigatoriedade do uso de máscara e fiscalização do isolamento de pessoas positivadas. O Comitê também reafirmou que o município acatará imediatamente as novas normativas do Estado em relação ao enfrentamento à Covid-19, realizando reunião caso seja necessária alguma adaptação dos protocolos para a realidade da cidade.
Covid-19 em Guaratuba
Como de costume em todas as reuniões do comitê, o secretário Municipal da Saúde, Gabriel Modesto, trouxe o panorama epidemiológico da cidade e do Estado em relação ao aumento dos casos e também sobre o andamento da vacinação para a tomada de decisão. Na última semana, de 9 a 15 de janeiro, 891 novos casos de Covid-19 foram confirmados em Guaratuba. Além destes, 185 casos positivos foram registrados em turistas e veranistas. No Litoral, foram 2621 novos casos confirmados no mesmo período, contudo, alguns municípios estão com os números desatualizados por atraso das notificações na Central do Estado.
Mesmo sem ocupação elevada de leitos em todo Estado, o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios tem sido a metade da demanda do Pronto Socorro Municipal. A nova variante Ômicron é altamente transmissível, por conta da vacinação a maioria dos sintomas se apresentam como leves, mas quando positivado o paciente precisa se isolar. Há maioria dos casos de agravamento do quadro clínico tem sido de pessoas infectadas que não tomaram a vacina, que não completaram o esquema vacinal ou que já possuem alguma comorbidade.
0 comentários