Secretaria de Educação lança projeto Viagem Literária nas escolas de Pinhais

19 abr, 2022

Secretaria de Educação lança projeto Viagem Literária nas escolas de Pinhais

Proposta é desenvolver e fortalecer o hábito de leitura e formação do pensamento crítico para os educandos; milhares de novos livros infantis estão previstos para entrega em todas as escolas do município

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Promover o hábito da leitura e desenvolver o pensamento crítico. São objetivos do Projeto Viagem Literária, lançado hoje (18), na Escola Municipal Lírio Jacomel, localizada no Jardim Karla. O evento de inauguração das atividades ocorreu no Dia Nacional do Livro Infantil, com a presença da prefeita Rosa Maria, da secretária de Educação, Andrea Franceschini, equipe gestora da escola, além dos servidores da Semed e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer envolvidos no projeto. Para fomentar o trabalho, a Prefeitura de Pinhais irá viabilizar a entrega de milhares de novos livros infantis para todas as escolas da rede municipal, que possui hoje cerca de 10 mil educandos de ensino fundamental.

Com os educandos do quinto ano reunidos na Biblioteca da escola, a Viagem Literária foi apresentada por meio de um vídeo e, depois, com as falas das equipes da escola, Semed e da prefeita Rosa Maria. As crianças ainda puderam ouvir a história contada por Elaine Klein, fechando o evento com um aperitivo do projeto. A secretária de Educação, Andrea Franceschini, disse aos alunos sobre a importância da iniciativa. “Eu fiquei muito feliz e emocionada, quando olhei ali no vídeo, que esses livros irão chegar até a casa de vocês, para que vocês possam ler junto com a família. Até fiquei arrepiada de emoção, de saber que a escola vai proporcionar para vocês e para a família um momento muito prazeroso. Esse é um hábito que a gente tem que criar, junto com a família, alguns pais, avós que não saibam ler, vocês vão ler para eles”, enfatizou.

Na sequência, a prefeita e professora Rosa Maria recordou junto aos alunos a sua iniciação à leitura. “Pinhais é uma cidade preparada para o futuro, e não se pode preparar o futuro sem grandes leitores e leitoras. Quando eu tinha a idade de vocês, eu vim de um lar onde não tinha livros, então eu ficava muito doida para ir pra escola porque era na escola que tinha os livros […] Então eu amava ler e imaginar aquilo que estava no livro. Quando eu lia Machado de Assis, José de Alencar, eu sentia até o cheiro da fruta que ele descrevia, eu amava aquele chão molhado que ele descrevia, em que a Iracema estava caminhando entre as árvores; o canto do rouxinol, eu ouvia. Isso era mágico, a leitura nos faz isso. E para além da nossa criatividade, a nossa imaginação pulsando dentro da gente, a leitura nos torna pessoas melhores, porque nós olhamos o mundo com olhos de conhecimento de todas as áreas”, finalizou.

O projeto Viagem Literária foi idealizado pela equipe técnica da Gerência do Ensino Fundamental (GEENF) da Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, na busca por novas metodologias para despertar nos educandos o gosto pela leitura. O projeto abrange seis dimensões, com a intenção de ampliar e fortalecer a educação literária ofertada nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Pinhais.

As dimensões do projeto Viagem Literária são: Caixa Literária; Maleta Literária; Biblioteca Ativa; Território da Leitura; Poeta Mirim; Dimensão da Escola.

O intuito dessas dimensões é promover um ensino envolvendo práticas de leituras significativas e propiciar aos educandos a compreensão leitora que ultrapasse a simples decodificação de textos, ou seja, formar leitores que utilizem os diversos textos em sua prática social. 

As dimensões do projeto Caixa Literária e Território da Leitura propõem a leitura literária desvinculada de nota/avaliação, ou seja, não coadunando com cobranças de comprovação da leitura, seja por meio de resumos, testes e outros aspectos de memorização e de fluência leitora. Logo, os momentos de leitura literária dessas dimensões precisam ser pensados com intencionalidade nos tempos e espaços da rotina escolar, deste modo, não devem ser usados como pretexto para estudo da gramática, do vocabulário e de outros aspectos linguísticos.

A proposta da dimensão Maleta Literária é possibilitar uma abordagem da leitura em todas as práticas de linguagem, vinculadas aos objetivos de aprendizagem, enriquecendo as propostas pedagógicas já que nesta dimensão, cada educando terá em mãos um volume de uma mesma obra literária selecionada para a turma.

A dimensão Poeta Mirim visa contemplar os objetivos de aprendizagem presentes na Proposta Pedagógica de Pinhais (PPC) que abrangem o gênero discursivo Poema, por meio de sequências didáticas desenvolvidas pelos docentes para as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Pinhais. O projeto ocorre desde 2010, tendo como culminância, a declamação dos poemas produzidos pelos educandos e selecionados pelas equipes docentes e produções de livros impressos e digitais. Os encaminhamentos são alterados anualmente para que as ações pedagógicas sejam significativas e contextualizadas.

A dimensão Biblioteca Ativa propõe a retomada da organização e utilização do espaço da biblioteca escolar ou de leitura para contribuir com a formação leitora, estimulando hábitos de leitura, além de ampliar a abordagem dos objetivos de aprendizagem nas sequências didáticas. A biblioteca deve ser um local de acesso à literatura, da organização do tempo e de combinados para a leitura e cuidado dos livros.

Segundo o documento de apresentação do projeto, cabe ao professor vivenciar a leitura em seu cotidiano, pois deste modo torna-se referência para os educandos no prazer pela leitura. Além da mediação feita pelo professor, é imprescindível que a escola incentive e propicie o acesso aos textos literários para os educandos e familiares, possibilitando um contato mais íntimo e vivências leitoras no cotidiano da família. Portanto, propõe-se que seja elaborada a Dimensão da Escola pela equipe gestora e docente de cada unidade de ensino, a fim de envolver toda comunidade escolar em uma proposta contextualizada e significativa para a realidade local.

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